A equipe de infectologistas da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas orienta a população sobre as medidas a serem adotadas após contato com casos suspeitos ou confirmados para infecção pelo novo coronavírus (SARS-Cov 2).
De acordo com nota técnica produzida pela comissão de infectologia do município, com base em referências da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, todo paciente com sintomas respiratórios (tosse, coriza, congestão nasal, dor de garganta, falta de ar com ou sem febre) considerado caso suspeito ou confirmado de Covid-19 deve permanecer em isolamento respiratório por 14 dias após o início dos sintomas. O isolamento também deve incluir as pessoas que possuem contato domiciliar com quem apresentou sintomas. Se outro vírus for diagnosticado laboratorialmente, deve-se orientar o isolamento respiratório de acordo com o vírus isolado, mesmo não se tratando do novo coronavírus.
A nota trata, ainda, de pessoas que tiveram contato próximo com o paciente suspeito ou confirmado de Covid-19. De acordo com a comissão de infectologia, esse critério abrange pessoas que tiveram contato físico direto, contato desprotegido com secreções infecciosas ou contato por mais de 15 minutos a uma distância inferior a um metro do paciente infectado ou suspeito.
Assim, os contatos próximos também devem ser monitorados diariamente, por 14 dias, a partir do último contato com o caso suspeito ou confirmado. Em caso de surgimento de sintomas, a pessoa deve ser encaminhada, imediatamente, para avaliação médica nos serviços de referência (UPA 14 Horas ou Pronto Atendimento de referência do plano de saúde). Não é aconselhável procurar outros serviços de saúde, como postos de saúde ou consultórios médicos. Para os contatos próximos que não desenvolveram sintomas, não há indicação de quarentena.
A comissão de infectologistas lembra que é imprescindível seguir as recomendações atuais de distanciamento social, higiene das mãos, etiqueta da tosse e uso de máscara ao sair de casa.
Ascom Prefeitura de Sete Lagoas
COMENTAR