Saúde Super Destaques

Secretaria Municipal de Saúde divulga boletim e nota técnica sobre Coronavírus

Diante da pandemia de Coronavírus (Covid-19) registrada em vários países, inclusive no Brasil, a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas divulgou, nesta sexta-feira, 13, seu primeiro boletim epidemiológico sobre a doença e uma nota técnica. Nos documentos, o órgão atualiza os casos mana, mais dois na terça e outros três casos na última quinta. Em todos os casos, os pacientes foram orientados a se manterem em isolamento domiciliar, tiveram amostras coletadas e enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para a análise dos resultados, que devem ser divulgados na próxima semana.

Suspeitos

São considerados suspeitos os pacientes que apresentarem febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais, entre outros) com histórico nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; viagem para área com transmissão local, de acordo com a Organização Mundial de Saúde; e contato próximo de caso suspeito ou confirmado para o Coronavírus. “Todos os casos com sintomas respiratórios e vínculos epidemiológicos, são discutidos com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do Estado”, afirma o secretário municipal de Saúde, Flávisuspeitos do novo Coronavírus no município, atualmente sete, sendo dois casos suspeitos no fim de seo Pimenta.

A superintendente da Vigilância epidemiológica do Município, Sueli Lacerda, explica que apenas casos graves precisam de internação. Nos demais casos, o isolamento domiciliar é o mais recomendado. “É preciso também reforçar insistentemente com o paciente a importância de ficar restrito ao domicílio até o desaparecimento dos sintomas (média de 7 dias) e que o descumprimento dessa norma poderá prejudicar a saúde de terceiros, incluindo familiares, amigos e colegas de trabalho do paciente”.

Outras medidas recomendadas são o uso da máscara cirúrgica durante o trajeto até o domicílio, além de higiene adequada das mãos ou uso de álcool gel; manter o paciente em área separada na casa, limitando sua movimentação fora da área de isolamento; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar (com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável); evitar o toque em mucosas de olho, nariz e boca; manter o ambiente ventilado; não compartilhar talheres, pratos e outros utensílios domésticos e telefones; e realizar limpeza diária das superfícies e do ambiente utilizado pelo paciente.

Casos

Até o momento foram notificados no Brasil 2.662 casos de infecção pelo COVID-19. Destes casos, 1.163 foram descartados, 1.422 estão em investigação como suspeitos e 77 casos foram confirmados. No estado de Minas gerais, são 313 casos. Destes, 22 foram descartados, 289 estão em investigação como suspeitos e há dois casos confirmados. Em Sete Lagoas, até o momento foram notificados sete casos suspeitos, que estão em investigação. O monitoramento dos contatos está a cargo da Epidemiologia e Atenção Primária.

 No serviço público

Em caráter preventivo, a Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas recomenda também a suspensão de grupos operativos (hipertensos, gestantes, diabéticos, etc) nas unidades de saúde do Município com o objetivo de evitar aglomeração de pessoas; a redistribuição de função para funcionárias gestantes das unidades de saúde; a orientação de medidas preventivas para todos os alunos e funcionários da Rede Municipal de Educação; e, às demais secretarias municipais, que divulguem entre os seus funcionários as medidas preventivas e orientem avaliação médica em casos suspeitos. “Caso haja a suspeita da doença, procure a unidade básica de saúde (ESF ou Centros de Saúde) mais próxima do seu domicílio”, orienta Sueli.

Mais informações:

saude.gov.br/coronavirus

saude.mg.gov.br/coronavirus

https://www.youtube.com/watch?v=aQCnF1yY7Uc

 

Eldorado1300

AGENDA

agosto 2022
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Linda Martins

Linda Martins

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado