Maria Paula, proprietária da veterinária AMAR, participou do programa Bom Dia Eldorado nesta terça-feira (04) abordando um tema de relevância, saúde pública e proteção aos animais. Fundadora do projeto VOZ, qe tem como lema: Castre, adote, cuide e ame, pretende com o apoio de parceiros, controlar a reprodução canina de rua, muitas vezes abandonados e vítimas de maus tratos.
“Infelizmente, esses animais em situação de risco, a probabilidade à sobrevida dele é muito maior porque não tem controle populacional”, afirmou Maria Paula.
Segundo a veterinária, existe uma extimativa de que Sete Lagoas possua nas ruas cerca de 60 mil cachorros. Por essa população numerosa e para coibir uma crescente alarmante nesse número Maria Paula convidou amigos para ajudá-la quanto a realização de uma castração em massa, com açoes que podem acontecer sem a necessidade do poio do poder público, que segundo ela, trata a situação com descaso.
Maria Paula doou em princípo três 3mil castrações, e sua meta é chegar a 15 mil fêmeas castradas. Ela relatou que as castrações são realizadas nas fêmeas por elas entrarem no cio e atrair os machos, ou seja, castradas o coito é evitado e a proliferação descontrolada inexiste. Ela conta ainda que castrar os machos é mportante, mas se a fêmea entra no cio, outros cães não castrados poderão reproduzir, daí a aimportância do foco da campanha nas fêmeas.
O projeto já realizou 900 castrações no Brreiro e Cidade de Deus e a próxima etapa deve contemplar os bairros JK, Planalto, Alvorada e Titamar. em seguida Goiabeiras, Estiva e Silva Xavier, tudo feito com cuidado e carinho, em castra móvel e com veterinários credenciados.
“Não existe uma lei que obriga o município a fazer o controle populacional de cães com castramóvel, mas a zoonoses também é responsável por isso, mas ainda não é suficiente, infelizmente na política ainda as coisas não acontecem da forma que deveria. E aí nós resolvemos assumir esse trabalho. O projeto Voz veio com um conjunto de pessoas que acreditam que Sete Lagoas pode ser modificada pela ação da população e não esperar o poder público fazer”, relatou a veterinária.
Maria Paula alerta que o cidadão que vir uma cadelinha cruzando, pode entrar em contato com o projeto imediatamente pelo (31) 99282-1924, pois é possível que num prazo curto seja possível realizar a castração.
“Quem quiser se voluntariar para poder cuidar dos animais de rua, mande um direct no Instagram ou então mande um WhatsApp no número (31) 99280-2924 e 99282 e 1924, mande uma mensagem para mim ‘eu posso cuidar de um animal de rua’, é uma coisa importante.Ttambém se alguém viu uma cachorrinha cruzando avisa para a gente, porque são eles que realmente a gente não consegue ter muito controle, assim como da população carente que vai para rua e acaba reproduzindo”, alertou a veterinária.
Cotato do projeto 99282-1924 ou pelo Instagram @vozprojeto
Da Redção
COMENTAR