Moradores criam associação para captação de recursos para o Nossa Senhora das Graças
A crise enfrentada pelo Hospital Nossa Senhora das Graças, em Sete Lagoas, que agoniza com uma dívida de aproximadamente R$ 80 milhões, levou a comunidade a criar a Associação Juntos pela Vida em prol da unidade de saúde. A ideia é ajudar o hospital, que atende pacientes de 35 municípios da região, na captação de recursos.
A associação está em fase de registros e formalização de documentação, tendo como a primeira ação conhecer a realidade e o funcionamento do hospital, sobretudo do setor de captação de recursos. “Temos recebido total apoio da equipe do hospital e todos estão muito solícitos em nos explicar”, ressalta o presidente da associação, Cláudio Raposo Franca.
A criação da associação foi inspirada na homilia do bispo diocesano dom Aloísio, durante a celebração de Corpus Christi em maio do ano passado. “Em suas palavras, o bispo pediu: fazer caridade hoje em Sete Lagoas chama-se Hospital Nossa Senhora das Graças”, lembra Cláudio Raposo.
“É fundamental que todos participem para ajudar o hospital, que é referência para 35 municípios da região”
Cláudio Raposo Franca
Presidente da Associação Juntos Pela Vida
Segundo ele, o bispo convidou algumas pessoas, que se identificaram com a causa, e convidaram outras e, assim, o grupo foi se formando. “Importante dizer que, desde sua origem, a associação primou em ser ecumênica e tem, em seu quadro de sócios fundadores, pessoas de diferentes religiões”, diz
Cláudio Raposo frisa que a associação está aberta a toda a comunidade que queira participar. “Na verdade, é fundamental que todos participem. O hospital já foi contemplado em diversas campanhas, empresários, clubes de serviço e outros colaboram com o hospital, mas precisamos que cada cidadão dos municípios atendidos entendam que todos devem participar desse movimento de resgate do hospital e de forma contínua”, destacou o presidente.
Ele admite, no entanto, que não será uma campanha ou associação que irá salvar o hospital, mas sim todas as pessoas ajudando de maneira contínua.
A associação promove reuniões mensais e já conta com seis equipes de trabalho, com seus respectivos líderes, que se reúnem semanalmente divididos em equipes de lideranças religiosas e escolas, da sociedade civil, de lideranças do 1º Setor (Executivo, Legislativo e Judiciário), de promoções e eventos, de captação direta de recursos e de apoio ao setor de captação do hospital.
“As ações discutidas nas equipes são, posteriormente, se necessário, levadas a reuniões ordinárias. As equipes estão abertas e precisam receber novos voluntários”, convoca Cláudio Raposo.
Da Redação
COMENTAR