O Democrata passou 11 rodadas sofrendo e lutando contra o risco de rebaixamento para a Segunda Divisão do futebol mineiro. Após várias rodadas nas últimas colocações da tabela de classificação, o time deu a volta por cima, se recuperou dentro da competição, sobretudo após a contratação do técnico Paulinho Guará e encerrou a sua participação num honroso 7º lugar. Na última rodada, sábado passado, na Arena do Jacaré, o Democrata venceu o Betinense por 2 x 1 e espantou de vez o risco de queda. Juninho e Carciano marcaram para o Democrata e Bruno Mineiro descontou para o Betinense.

Todos os jogos foram realizados no mesmo horário, sábado à tarde: Em Divinópolis, Guarani e América de Teófilo Otoni empataram em 1 a 1 e se garantiram na primeira e segunda colocação, respectivamente. Os dois gols da partida saíram no primeiro tempo, com Douglas marcando para o América e Léo Torres empatando para o Bugre.
Tupynambás e Uberaba venceram seus jogos, somaram 19 pontos, e também se garantiram na próxima fase da disputa estadual. O Baeta fez o dever de casa e venceu o Mamoré, por 2 a 1, com gols de Yan Carlos e Thiago Morais. Jouberth marcou o tento dos visitantes. Com o resultado adverso, o Mamoré terminou a primeira fase na 11ª colocação e foi a segunda equipe rebaixada na competição.
O Uberaba também triunfou na rodada e fez 3 a 1 no Social, de virada. A equipe de Coronel Fabriciano terminou a primeira fase da competição em último lugar.
Em São Gonçalo do Rio Abaixo o Tricordiano venceu o Nacional por 3 a 1 e todos os gols do Galo foram marcados por Rudi, o destaque da rodada.
Em Uberlândia, o Ipatinga bateu o CAP por 2 x 0 e afastou o risco de degola para a Segundona Mineira.
Os confrontos das semifinais ficaram definidos da seguinte forma:
Uberaba x Guarani
Tupynambás x América-TO
Os dois primeiros colocados estarão garantidos na divisão de elite do futebol mineiro.
COMENTAR