Cidade Saúde Super Destaques

Boletim Covid: No final de semana foram mais de 200 contaminações e um óbito, em Sete Lagoas

O dia 20 de junho de 2022 contabiliza, desde o início da pandemia, 37.411 casos positivos de Covid na cidade com a confirmação de mais 227 contaminações no fim de semana: 134 mulheres e 93 homens. São 745 pessoas com alguma síndrome gripal sendo monitoradas e 17.964 que já tiveram esse acompanhamento concluído, 435 pessoas em isolamento domiciliar, 36.286 casos curados e 66.089 testes negativos.

Um óbito foi registrado no último dia 18 de junho, um homem de 77 anos que estava internado no Hospital Municipal. São 681 óbitos por Covid até o momento. Há hoje três internados em UTI, sendo dois de Sete Lagoas e um de Santana de Pirapama (dois no Hospital Nossa Senhora das Graças e um no Hospital Municipal), e 11 em enfermaria (quatro no HNSG, quatro no Hospital Municipal e três na Unimed), sendo oito de Sete Lagoas, um de Paraopeba, um de Maravilhas e um de Fortuna de Minas. Doze dos internados tiveram testes positivos e dois aguardam exames.

Vacinação contra a Covid
A partir desta terça-feira, 21 de junho, todas as vacinas ficam disponíveis para pessoas a partir de 12 anos, tanto 1ª dose, 2ª dose, 3ª dose (1ª dose de reforço) e 4ª dose (2ª dose de reforço para pessoas a partir de 50 anos e profissionais de saúde) em todas as salas de vacinação do Município, de segunda a sexta, de de 08h às 16h, exceto as UBS Cidade de Deus, Belo Vale e Luxemburgo, que vão até 18h30, sem agendamento prévio. É chegar e tomar, levando apenas os documentos necessários, que são identidade com foto, comprovante de última dose, cartão SUS ou CPF. “As vacinas pediátricas, para crianças de 5 a 11 anos, ainda seguem de acordo com os cronogramas em algumas salas, pois o estoque é limitado”, explica o responsável técnico pela Imunização no Município, Guilherme Menezes.

Gripe e Sarampo
As campanhas de vacinação contra Gripe e Sarampo para grupos prioritários seguem até 24 de junho. As doses estão disponíveis de 08h às 16h30 nas 19 salas de vacinação do município. Os grupos prioritários da vacina da gripe são idosos acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente; integrantes das forças de segurança; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo; funcionários e população do sistema prisional. Documentos: identidade com foto (idosos), certidão de nascimento (crianças), comprovante da comorbidade ou deficiência, comprovante de vínculo empregatício na área (categorias profissionais) e comprovante de condição de grávida ou puérpera até 45 dias.

Já contra o Sarampo os públicos são crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores da área da saúde, de 8h às 16h30, nos Centros de Saúde Santa Luzia, Santo Antônio, Várzea, São João, Orozimbo Macedo, Manoa, Montreal e Progresso; nas UBS Cidade de Deus, Luxemburgo e Belo Vale e nos ESF CDI 1, Catarina, Esperança, Eldorado, Alvorada, Fazenda Velha e Barreiro. Documentos: Cartão Vacinal, CPF ou Cartão SUS.

Uso de máscaras
A respeito de boatos sobre o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade, o prefeito Duílio de Castro afirma que, no momento, os índices epidemiológicos e internações estão em uma situação segura, não sendo necessário no momento. “Temos dados seguros de que podemos continuar sem a máscara”, garante o prefeito. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes, o Setor Epidemiológico do Município acompanha os casos diariamente. “Temos índices seguros e que nos deixam tranquilos a respeito da não obrigatoriedade do uso de máscaras nesse momento”, reforça o secretário.

Dr. Marcelo Fernandes, no entanto, lembra que o uso das máscaras continua obrigatório no transporte coletivo urbano, nas unidades de saúde públicas e particulares e em pessoas com sintomas gripais ou que se sintam inseguras. “Nesse caso, a pessoa pode procurar uma unidade de saúde para fazer sua avaliação médica”, alerta. “Nossa campanha vacinal vai a pleno vapor e isso faz com que tenhamos sim casos positivos, porém, os casos mais graves estão controlados, com níveis de internação bem baixos nesse momento”, explicou o secretário.

VÍDEO: Situação epidemiológica do município não requer obrigatoriedade do uso de máscara

Eldorado1300

AGENDA

agosto 2022
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Linda Martins

Linda Martins

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado