Na próxima quarta-feira 25 de maio, às 19:00 horas, será realizada na Câmara Municipal de Sete Lagoas, Audiência Pública, para debater os desafios para a educação pós pandemia.
A reunião será conduzida pelo vereador Janderson Avelar, onde irão discutir as medidas pedagógicas necessárias para superação do déficit educacional decorrente do ensino remoto emergencial em Sete Lagoas e implementação do Plano Educacional para Avaliação da Aprendizagem e Nivelamento dos alunos, entre outros temas importantes.
A audiência irá contar com participação dos representantes do Executivo, Vereadores, Secretária Municipal de Educação, demais Secretários do município, Professores e Diretores, Representantes da Sociedade Civil, Entidades de Classe e demais interessados.
Foi enviada a este Vereador por professores e pais de alunos do ensino fundamental, relatos dizendo que a alfabetização dessas crianças ficou prejudicada em decorrência do ensino remoto emergencial implementado no curso do combate à pandemia provocada pelo Covid-19. Nos dizeres dos denunciantes: “o aprendizado das crianças regrediu, elas não sabem ler nem escrever”, bem como não há indicação e/ou implementação de metodologia de ensino para superação desse déficit.
É fato público e notório que com as necessárias medidas sanitárias adotadas, como a quarentena e o isolamento social, com a consequente desativação das atividades de instituições e redes escolares, públicas, privadas e comunitárias, na forma da lei, em todos os níveis, etapas e modalidades de educação e ensino, o cenário educacional tornou-se extremamente crítico.
De acordo com o Ministério da Educação, PARECER CNE/CP Nº: 6/2021 , na linha de estudos que estimam o impacto, o Banco Mundial prevê piora na capacidade de leitura e compreensão de textos pelos estudantes. Em um relatório lançado em março de 2021 sobre a situação na América Latina e no Caribe, a instituição estimou que o percentual de “déficit de aprendizagem” no Brasil poderá saltar de 50% (cinquenta por cento) (nível pré-pandemia) para até 70% (setenta por cento), num cenário de fechamento das escolas por 13 (treze) meses. O indicador considera a proporção de crianças de 10 (dez) anos que apresentam graves dificuldades de leitura.
Em função da ocorrência de ensino remoto emergencial implementado no curso do combate à pandemia provocada pelo Covid-19, denúncias e constatação dos déficits, o parlamentar solicitou a Audiência Pública para debater o assunto.
Para encaminhar perguntas e questionamentos, os munícipes podem enviar no e-mail a seguir:
• vereador.jandersonavelar@camarasete.mg.gov.br
A reunião será transmitida pelos meios de comunicação da Câmara Municipal de Sete Lagoas:
• Rádio Câmara: 103.5 FM;
• TV Câmara: 11.2 Digital;
• Facebook: TV Câmara de Sete Lagoas.
Assessoria de Imprensa/Janderson Avelar
COMENTAR