Cidade Saúde Super Destaques

Dia da Luta Antimanicomial é celebrado em Sete Lagoas com várias atividades no Parque Náutico

Evento movimentou o Parque Náutico da Lagoa da Boa Vista

A Prefeitura de Sete Lagoas – por meio da Secretaria Municipal de Saúde – realizou uma ação especial alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado neste dia 18 de maio. As atividades foram no Parque Náutico da Lagoa da Boa Vista e tiveram como principal motivo de comemoração a mudança nos protocolos que garantem o tratamento mais humanizado ao público alvo.

O movimento busca a confirmação do direito à reabilitação e à inclusão social de pessoas com problemas mentais, rompendo com o modelo exclusivo de tratamento em hospitais psiquiátricos, como os antigos manicômios. “Antes da mudança, o tratamento era desumano. Hoje, a patologia é reconhecida e o tratamento é humanizado e integrado com as famílias e equipes da área. O acolhimento é um diferencial e estou muito feliz em participar deste momento”, comentou o prefeito Duílio de Castro.

Em Sete Lagoas, a saúde pública garante que esta humanização dos serviços de saúde mental seja uma realidade. Para isso, o apoio da administração municipal sempre foi forte. “O envolvimento do poder público nas políticas de humanização é de extrema importância. O esforço de cada um é imprescindível para que o paciente seja valorizado e o objetivo alcançado”, destacou o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes.

Além de equipes especializadas em três níveis de atuação, a Prefeitura de Sete Lagoas mantém uma estrutura completa que transforma a saúde mental em referência para diversos atendimentos. Esse investimento também é carregado de simbolismo, já que a data também é uma homenagem à luta dos profissionais de saúde por um tratamento em liberdade, mais humano e respeitoso aos usuários dos serviços de saúde mental. “Temos o tratamento nas atenções primária, secundária e terciária. São várias unidades disponíveis para o atendimento de usuários com transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas. Esse evento é incentivador para continuarmos nesta luta”, disse Isabella Oliveira, referência em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.

Os usuários dos serviços de saúde mental no município recebem o preconizado tratamento humanizado. Uma diretriz bem definida é a garantia dessa realidade com muito respeito. A estrutura disponível, além dos postos de saúde, tem unidades próprias da Atenção Secundária: Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Adulto, CAPs Infato Juvenil, CAPs Álcool e outras Drogas e a Unidade de Acolhimento Adulto.

Autoridades compareceram para levar apoio à causa

 

Renato Alexandre

Prefeitura de Sete Lagoas – Ascom

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

julho 2022
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado