Destaques DicasWeb

Estado e TCE-MG firmam parceria para ampliar transformação digital em Minas Gerais

Ilustrativa

Seplag-MG e Fundação João Pinheiro assinaram Termo de Cooperação Técnica com o TCE-MG. A parceria irá beneficiar instituições do governo estadual, dos municípios e a população

Para ampliar a cultura da inovação e da transformação digital dos serviços públicos em Minas Gerais, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e da Fundação João Pinheiro (FJP), assinou com o Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), nesta terça-feira (17/5), o Termo de Cooperação Técnica 0022022.

A parceria prevê a cooperação mútua entre as instituições para disseminar a inovação para os órgãos estaduais e municipais de Minas Gerais, com a perspectiva de construção de várias ações neste sentido, entre elas um plano estratégico de transformação digital do TCE-MG, por meio do Laboratório de Inovação em Governo (Lab.MG), coordenado pela Seplag-MG e pela FJP.

“Não temos dúvidas de que a transformação digital e a inovação são o caminho para que consigamos mudar as instituições e as políticas públicas. Para o Governo de Minas, é fundamental ter parcerias com outros órgãos. Então, a nossa expectativa é conseguir traçar um planejamento de ações efetivas e concretas para trazer inovação e transformação digital para dentro do Tribunal de Contas”, explicou a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

O documento prevê, por exemplo, a disponibilização de capacitação teórica e prática, instrumentos, métodos, ferramentas e apoio técnico por parte do Lab.MG para o Tribunal, além da partilha de experiências e informações sobre inovação.

Em contrapartida, o TCE-MG disponibiliza o espaço da Escola de Contas e Capacitação Pedro Aleixo para gravação de cursos no formato Educação a Distância (EaD), além de apoio para as atividades a serem desenvolvidas junto ao Laboratório de Inovação.

“Assim, todos saem ganhando, inclusive a população de Minas Gerais”, avaliou o presidente do TCE-MG, Mauri Torres: “A parceria voltada ao avanço da tecnologia e da informação nos ajuda a estar sempre melhorando a qualidade de trabalho, visando a melhor prestação de serviços à sociedade e ao povo mineiro. É uma parceria importante para o Estado”.

Para a subsecretária de Gestão Estratégica da Seplag-MG, Camila Neves, a troca é um fator fundamental neste processo. “Temos muito a aprender um com o outro. Este ambiente de inovação requer olhares diferentes e acho que essa parceria permite essa construção. Com isso, esperamos colher muitos frutos para os cidadãos”, afirmou.

“Esta troca de conhecimento e construção da parceria significam também o fortalecimento do Governo como um todo, além de mais apoio aos municípios e à sociedade”, definiu a vice-presidente da FJP, Mônica Bernardi, também presente na celebração da parceria realizada no TCE.

Sobre o Lab.MG 

Coordenado pela Seplag-MG e pela FJP, o LAB.mg atua em projetos de fomento à inovação no Governo de Minas, voltados para a transformação de serviços, melhoria de experiência do usuário e soluções para os desafios públicos.

Alguns exemplos de ações do Lab.MG são a simplificação dos serviços prestados pelo Governo de Minas, simplificação de linguagem e ampliação da acessibilidade, e apoio na construção de serviços digitais que visam a inclusão, como a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

Agência Minas

 

Eldorado1300

AGENDA

julho 2022
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Redação Redação

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado