Assim, os modelos Tiggo 3X, Arrizo 6 e Arrizo 6 Pro (este último que também chegou no ano passado) deixam de ser oferecidos por aqui. A marca afirma que a decisão se deve ao plano de eletrificação do portfólio e que a unidade fabril passará por adequações.
Goiás
Mas o fechamento (temporário) da unidade paulista não encerra a atividade fabril da marca por aqui, durante o período de “transição”. A planta de Anápolis (GO), onde a CAOA produz modelos Hyundai e também Chery, seguirá montando os utilitários Tiggo 5X Pro, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8, que são os principais produtos da marca por aqui.
Dos 39.747 carros licenciados em 2021, apenas 438 unidades foram Arrizo 5 e 3.469 do Arrizo 6. Os aventureiros Tiggo 3X e Tiggo 2, emplacaram 4.676 e 4.123, na ordem. Ou seja, a fábrica de Jacareí desovou uma média de 1.058 unidades mensais.
E mesmo com a paralisação das atividades, a chinesa garante que manterá sua meta de fechar 2022 com 60 mil unidades emplacadas. Um otimismo que nem a Ford foi capaz de emplacar.
Metalúrgicos
Sobre a situação dos funcionários da planta de Jacareí, a CAOA Chery afirma que buscará uma mediação com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos. “Em relação aos colaboradores da planta de Jacareí, a CAOA Chery está em negociação com os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região para a definição de um pacote de indenização suplementar, além do regular pagamento das verbas rescisórias legais, seguindo o seu compromisso de respeito aos trabalhadores”, aponta o comunicado, um tanto vago.
No entanto, representantes do sindicato afirmaram ao portal UOL que os funcionários da linha de produção serão demitidos. E pelo menos metade do time administrativo também será dispensado. Ou seja, se está ruim para quem comprou um Tiggo 3X ou um Arrizo, pior foi para quem montava esses carros até ontem.
Hoje em Dia
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