DicasWeb

Semana de Integração Tecnológica recebe inscrições

Ilustrativa

Emater-MG promove seis cursos on-line durante o evento

Estão abertas as inscrições para as atividades da 14ª Semana de Integração Tecnológica (14ª SIT), que ocorre de 9/5 a 13/5 em Sete Lagoas, região Central de Minas. A SIT é um evento de transferência de tecnologia que busca impulsionar o setor agropecuário. Em sua 14ª edição, tem como tema “Desenvolvimento regional, inclusão socioprodutiva e empreendedorismo”.

A programação é diversificada e conta com atividades presenciais e virtuais. Serão quatro seminários, seis dias de campo, 28 cursos e 12 palestras. Os cursos abordam assuntos variados, como pecuária, agricultura de precisão, máquinas agrícolas, técnicas de produção orgânica, manejo de irrigação, fabricação de laticínios, propagação de hortaliças e implantação de pomares, dentre outros.

Os seminários terão transmissão on-line com inscrições gratuitas e os seguintes títulos: “Cultivos intercalares antecipados como estratégia para o aumento de produtividade em cultivos de safrinha”, “Empreendedorismo e inovação na agricultura”, “Atividade de cria e recria na bovinocultura”, “Contribuição dos bioinsumos para a sustentabilidade da produção agrícola”.

Haverá dias de campo presenciais sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e sobre bioinsumos, e também um dia de campo virtual sobre tecnologias para cria e recria de bezerros.

Para Fredson Chaves, coordenador da 14ª SIT, “o diálogo e a socialização de conhecimentos e tecnologias beneficiam o setor agropecuário por meio de novas conexões e agendas positivas em busca do desenvolvimento de territórios”.

A programação completa da Semana de Integração Tecnológica pode ser conferida neste site. As inscrições devem ser feitas para cada atividade selecionada pelo participante.

A SIT é uma realização da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), do Sistema Faemg (Faemg/Senar/INAES/Sindicatos) e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Diversas instituições apoiam a realização da SIT, a fim de integrar os vários setores que compõem o segmento agropecuário regional. Entre elas, a empresa Bioma, a Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR), a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped), a KWS Sementes, a NOOA Brasil e o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL).

Emater-MG na SIT

A Emater-MG irá promover seis cursos durante a 14ª SIT, nas áreas de bovinocultura, fertilização do solo, olericultura e energia solar fotovoltaica. Todos serão em formato virtual e com vagas limitadas. Confira abaixo:

Produção e processamento da mandioca de mesa

Dia: 10/5 (terça-feira)

Horário: 8h às 12h

Descrição: Técnicas de produção eficiente de mandioca e o seu processamento pós-colheita, visando a comercialização do produto

Técnicas de produção orgânica (rochagem)

Dia: 10/5 (terça-feira)

Horário: 13h às 17h

Descrição: Descrição das diferentes técnicas de aplicação de rocha em pó na produção orgânica, para aumentar a atividade biológica e a fertilidade do solo.

Produção e alimentação do rebanho leiteiro com diferentes tipos de silagem

Dia: 11/5 (quarta-feira)

Horário: 8h às 12h

Descrição: Descrição de aspectos relevantes para a produção e ensilagem de diferentes tipos de forragem, e descrição das características destes alimentos para seu fornecimento ao rebanho leiteiro

Manejo de pragas e doenças em olerícolas

Dia: 12/5 (quinta-feira)

Horário: 13h às 17h

Descrição: Conceitos sobre pragas e doenças, ocorrência, manejo integrado, boas práticas na produção, sistemas de certificados de produção de hortaliças, rastreabilidade de produtos vegetais frescos (IN02)

Tratamento de dejetos bovinos para uso de biofertilizantes na melhoria de pastagens

Dia: 13/5 (sexta-feira)

Horário: 8h às 12h

Descrição: Poluição e contaminação da água e do solo por dejetos bovinos não tratados, uso da esterqueira como forma de manejo de dejetos, fertirrigação com biofertilizantes

Energia fotovoltaica

Dia: 13/5 (sexta-feira)

Horário: 13h às 17h

Descrição: Fundamentos básicos sobre a geração distribuída da energia solar fotovoltaica. Organização do processo de geração e distribuição no campo e na cidade.

Fonte: Agência Minas

Eldorado1300

AGENDA

julho 2022
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Redação Redação

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado