Cidade Saúde Super Destaques

Sete Lagoas discute Saúde Mental e define diretrizes para Conferência Estadual

Após dez anos, Conferência Municipal de Saúde Mental volta a ser realizada no município

As Políticas Públicas de Saúde Mental devem visar a garantia de direitos, a reabilitação e inclusão social, rompendo com o modelo exclusivo de tratamento em hospitais psiquiátricos, como os antigos manicômios. Assim, a Prefeitura de Sete Lagoas – por meio da Secretaria Municipal de Saúde – realiza esta semana a 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental, na Faculdade Santo Agostinho.

“No primeiro dia recebemos palestras de profissionais do Ministério da Saúde, de Brasília, e tivemos os eixos de discussões, onde fomentamos propostas. Já no segundo dia, temos a plenária para discutir as propostas e escolher os delegados e suplentes para a Conferência Estadual”, explicou a Referência de Saúde Mental do Município, Isabella Oliveira.

O tema desta edição é “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, o tema é muito importante, “principalmente depois do que passamos na pandemia da Covid-19, tratar a questão de saúde mental da população. E, obviamente, definir as políticas públicas importantes para todo tipo de enfrentamento. Então, a Conferência tem esse papel de tratar as diretrizes e estratégias de assistência diante das demandas que nós enfrentamos”, afirmou.

Participam das discussões usuários do sistema público de saúde mental, profissionais de saúde e gestores. “É uma Conferência que há mais de 10 anos não acontecia. Estamos retomando essas discussões para elaborarmos as diretrizes para o acompanhamento da população que precisa desse tratamento. Estamos trabalhando muito e os resultados não param de acontecer”, comentou o prefeito Duílio de Castro. As propostas aprovadas na Conferência Municipal serão levadas para a Conferência Estadual de Saúde Mental, em maio.

Alber Alípio, coordenador de Gestão em Saúde, Fernanda Duarte, coordenadora da Atenção Secundária, prefeito Duílio de Castro, Isabella Oliveira, referência municipal de Saúde Mental e Dr. Flávio Pimenta, secretário municipal de SaúdeRenato Alexandre

Renato Alexandre

Prefeitura de Sete Lagoas – Ascom

Eldorado1300

AGENDA

agosto 2022
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Redação Redação

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado