Casa

Como organizar a casa: espaços livres e ambientes agradáveis

Pôr ordem nos ambientes que habitamos deve fazer bem à nossa saúde e do próprio imóvel, causando um efeito positivo na decoração

Enjoou da sua casa? Calma, pois às vezes não existe necessidade de reformas complexas ou redecoração dos ambientes. Uma boa limpeza e organização dos cômodos já pode causar grandes transformações nos cenários, pode apostar.

Abra os seus armários, analise todas as bancadas e outras superfícies. O acúmulo de objetos prejudica esta ordem. A seguir, descubra como organizar a casa de forma simples e rápida.

Sim, vamos começar pela lavanderia da casa. Isso porque, hoje em dia, mais do que nunca, precisamos ter estes materiais facilmente ao alcance das mãos. Não quer dizer que precisem ficar expostos, espalhados sobre bancadas e piso.

Pelo contrário, eles podem ficar em nichos, prateleiras e armários multiuso de várias medidas. Contudo, para que tudo fique mais bem organizado, vale usar e abusar das cestinhas plásticas para agrupar frascos e mais.

Panelas e outros utensílios na cozinha

A cozinha de casa também precisa ser muito bem organizada. Neste ambiente, tal questão torna-se ainda mais relevante, pois envolve o preparo de alimentos. Atualmente, encontramos muitas versões diferentes de suportes para parede à venda nas lojas. E é possível tentar liberar área de bancadas pendurando conchas, rolos de papel, canecas, frascos de temperos e mais nestes suportes. Isso fará a cozinha já parecer mais clean.

Agora, assim como recomendado para as lavanderias, nas cozinhas o melhor é mesmo tentar guardar o máximo de utensílios, equipamentos e outros objetos dentro de gavetas e armários.

Aliás, pensando nisso, armários planejados sob medida, neste caso, são mais que bem-vindos. Isso inclui as gavetas com divisões para talheres, gavetas de dois níveis, ou com aramados para aproveitamento de altura, e os nichos de canto com prateleiras giratórias.

Brinquedos espalhados pela sala

Brinquedos espalhados pelos ambientes da casa dão uma impressão de completo caos. Faz parte? Sim. Mas, sempre que possível, é preciso evitar isso também.

Uma boa solução é ter nichos reservados dentro das salas – ocultos, dentro de racks, mesinhas laterais ou até mesas de centro – onde se pode guardar os brinquedos. Cestas de palha ou de pano multicoloridas podem ainda ajudar a dar um toque alegre e despojado à decoração familiar.

Livros e outros materiais de escritório

Aqui não é mais uma questão de capricho, mas de responsabilidade; guardar livros e pastas em ordem ajuda em muitos aspectos. A casa fica com um visual mais bonito.

Mas não é só isso, a vida financeira também fica mais em ordem. Vale apostar em capas duras padronizadas e até etiquetas personalizadas, que podem ser fixadas nas próprias estantes e nas prateleiras de suportes.

Maquiagens, roupas e mais itens pessoais

 (Viva Decora/Divulgação)

Outra coisa que expõe nossa responsabilidade é a organização com os itens pessoais. Trata-se de uma demonstração até mesmo de amor próprio, já que esta arrumação também garante uma boa saúde. É preciso se livrar de todos os excessos.

Descartar aquelas peças de vestuários que não servem mais ou nunca são utilizadas, abrindo espaço para coisas novas. E, principalmente, deve-se fazer uma revisão e descarte dos itens de maquiagem vencidos.

A organização destes objetos também requer uma reflexão do usuário. É preciso elaborar um sistema com lógica para facilitar a rotina. Quanto aos looks, os mesmos podem ser arrumados de acordo com a estação, com a ocasião, cor, tamanho ou outro jeito – fica a critério da pessoa. Já as maquiagens podem ser separadas por categorias. Vale apostar nas caixas de acrílico e frascos para pincéis para pôr ordem na bancada da penteadeira.

Toalhas de mesa, toalhas de banho e roupas de cama

Sim, precisamos revisar constantemente todos estes três itens. Primeiro, e mais uma vez, por uma questão de higiene. Segundo, deve-se descartar as peças mais velhas para dar lugar a artigos novos e com mais qualidade em lojas de decoração.

Lembrando que estas peças têm grande poder de transformação para os cenários, enfatizando o estilo escolhido para os ambientes, dando toques de cor, estampa, textura e mais.

Vasos de plantas

Por fim, é preciso avaliar até mesmo os vasos de plantas da casa. O amor pelo cultivo é lindo, mas pode extrapolar e virar também uma acumulação. E, nesse caso, pode ser muito mais difícil fazer o controle adequado da terra, das folhas e mais.

Claro, não devemos descartar plantas, que são seres vivos, mas podemos reorganizá-las, podá-las, suspendê-las ou fixá-las às estruturas verticais para liberar espaço de piso, ou replantá-las em jardins.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Fonte:  exame.com/casual
Redação Redação

Redação Redação

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

junho 2022
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Redação Redação

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado