Cidade Super Destaques

Exclusivo: prefeito de Sete Lagoas não descarta novas medidas, para conter avanços da ômicron e influenza H3N2

Em Minas, 78% dos pacientes internados nas UTIs ou enfermarias não tomaram nenhum dose da vacina, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, sendo que a maioria tem de 51 a 60 anos.

Em entrevista exclusiva à Rádio Eldorado, nesta quinta-feira, 27, o prefeito Duílio de Castro (Patriotas), falou de medidas adotadas para conter o avanço da ômicron e da gripe H3N2, que registram um aumento no número de casos e internações, nos últimos dias.

Além disto, o Chefe do Executivo não descartou novas medidas, para conter a disseminação do vírus, inclusive sobre o início do ano letivo 2022.

Confira a entrevista, concedida pelo prefeito Duílio de Castro.

Qual a situação da Covid-19 com o aumento de novos casos e internações?

Prefeito: Nossa equipe está toda empenhada em ações à comunidade de um modo geral,  para conter a disseminação da ômicron e da H3N2, que disseminam muito mais, que os vírus  anteriores e medidas vem sendo tomadas, inclusive reunimos com entidades sobre o comércio na quarta-feira, entre outras medidas já adotadas.

Será editado novo decreto, nesta quinta-feira com mais restrições?

Prefeito:  Estamos analisando, após inauguramos uma nova unidade para testagem da  Covid, mas não é uma consulta, somente o teste. Através do convênio com a faculdade UNA envolvendo alunos e a equipe da saúde, podemos acompanhar os índices de contaminações. Temos 23 ESFs tamém fazendo testes. Precisamos achatar a curva, para não sobrecarregar a urgência e emergência.Já adotamos medidas com relação a liberação de alvarás, limitação de público em eventos, proibição de eventos carnavalescos, mas se necessário vamos tomar outras medidas mais drásticas, sabemos da importância de mantermos nossa economia, o trabalho, mas a nossa preocupação maior é com a vida, é o mais importante Precisamos evitar uma contaminação em massa e não temos medido esforços desde o início da pandemia. A decisão é conjunta com o Comitê  e se for necessário,vamos baixar novo decreto, vai depender dos índices até porque há uma previsão do pico da doença em fevereiro. Estamos atentos, se precisar medida mais severa, serão tomadas, inclusive com ampliação de leitos, como fizemos desde o início da pandemia. Saúde é prioridade.

Em relação ao início do ano letivo, poderá sofrer alterações?

Prefeito: Nós estamos fazendo estudos e temos novas reuniões marcadas para discutirmos sobre a necessidade de adiamento do início do ano  letivo ou se entramos com  o ensino à distância neste primeiro momento, considerando o pico em fevereiro que deve ter duração de 10 dias  e com isto teremos o achatamento da curva do vírus na segunda quinzena de fevereiro. Esta decisão, deve acontecer até esta sexta-feira se iniciamos as aulas intercalando horários de entrada, recreio  e saída para termos tempo de avançarmos na vacinação das crianças ou se prorroga o início do ano letivo, vamos decidir, sempre pensando na saúde de todos, alunos e profissionais da educação.

O apoio da população é fundamental, para evitar  o avanço da variante e da influenza ?

Prefeito: Este apoio é decisivo, porque o comércio está preparado e precisar gerar renda empego. Mas é importante que quem estiver contaminado mantenha o distanciamento no período necessário e quem puder fique em casa. Se possível evite sair toda  família para as compras e tome todos os cuidados usando  máscara, álcool em gel e lavando  as mãos. Evite aglomerações nas ruas, porque a ômicron tem uma disseminação muito rápida  e contamos com o apoio da população tomando os cuidados necessários, para que possamos passar pelo pico da doença, sem precisar tomar medidas mais severas, como fechamento de empresas e vencermos essa pandemia com Fé em Deus e assim evitando mais perdas. A conscientização é essencial pela preservação da vida.

 

 

 

 

 

 

 

Eldorado1300

AGENDA

maio 2022
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Redação Redação

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado