Cidade Policial Super Destaques

Polícia Civil investiga sonegação fiscal que supera R$ 30 milhões no Vale do Aço

Ao menos cinco empresas são alvo de investigação da Polícia Civil, por meio do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA), suspeitas de sonegação fiscal no Vale do Aço. Nesta quarta-feira (19), dez mandados de busca e apreensão serão cumpridos na chamada “operação Tabela Periódica”.

As empresas investigadas são suspeitas de apropriação indébita de valores do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Segundo a PC, os estabelecimentos, que fornecem produtos químicos para indústrias da região, teriam deixado de declarar e recolher o imposto devido, sonegando valores que superam R$ 30 milhões.

Além das empresas, um escritório de contabilidade e quatro residências são alvos dos mandados. Todos serão cumpridos em Ipatinga, Santana do Paraíso, Timóteo, Coronel Fabriciano e Iapu.

As investigações apontam que o grupo declara o imposto devido, mas não o recolhe aos cofres públicos. Com isso, a Receita Estadual envia o crédito tributário para a Procuradoria do Estado, mas, na execução fiscal, não são localizados bens que possam garantir o pagamento da dívida tributária.

Segundo Karla Hermont, delegada da Polícia Civil, “a investigação apura ainda a criação sucessiva de pessoas jurídicas como parte da estratégia para prática dos crimes tributários”, acrescentando que “dessa forma, a comprovação da existência de um grupo econômico é importante para a responsabilização dos investigados por todo o crédito tributário”.

Participam da operação 30 servidores da Receita Estadual, três promotores de Justiça e 35 policiais civis.

 

Fonte: Hoje em Dia

Eldorado1300

AGENDA

julho 2022
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Redação Redação

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado