Saúde

Micose: quais os tipos e as causas

Você já teve micose? Sabe os tipos de micose? Neste episódio, a Dra. Vivian Loureiro dá mais detalhes sobre o assunto.

Micose é o termo genérico para as infecções causadas por fungos. As micoses são mais comuns em países tropicais, como o Brasil, e no verão, porque o calor, suor e a umidade, favorecem a proliferação dos fungos.

As Micoses superficiais são aquelas que podem afetar a pele, as unhas e os pelos. Os fungos que causam as micoses superficiais se alimentam de queratina e da camada de gordura que temos na superfície do nosso corpo.

A micose do cabelo é chamada de Tineas capitis, é um problema quase que exclusivo de crianças. Desconfiamos quando aparece no couro cabeludo alguma área de coceira, escamação e queda dos fios. Raramente o quadro é bem mais intenso e inflamatório com a formação de feridas crostas e até pus.

A Micose do corpo é chamada de Tinea corporis e você deve desconfiar se surgirem lesões com as seguintes características: placas avermelhadas, arredondadas que descamam e que podem ou não coçar. Essas lesões podem surgir em qualquer parte da pele.

Existe um outro tipo de micose muito comum chamada de pitiríase versicolor, popularmente chamada de pano branco ou micose da praia. Essa micose é causada por outro tipo de fungo, que existe normalmente na pele de todas as pessoas. Algumas pessoas apresentam uma sensibilidade maior a esse fungo e por isso desenvolvem a doença.

Caracteríscas da pitiríase versicolor

  • Manchas que podem ser brancas, rosadas, avermelhadas ou acastanhadas.
  • Costuma reaparecer de tempos em tempos com pessoas que já possuem pré-disposição.

A micose de unha é a doença de unha mais comum, é mais frequente nos pés do que nas mãos, isso deve-se ao fato que sapatos fechados e meias tornam o pé um ambiente mais propício para o crescimento do fungo.

Características que você deve observar

  • Unhas amareladas ou esbranquiçadas
  • Unhas mais grossas
  • Unhas que podem descolar da pele

As micoses tendem a serem mais recorrentes em pessoas imunodeprimidas, como as pessoas com câncer, AIDS, Diabetes, entre outras. Por isso neste grupo a atenção deve ser redobrada

CONTEÚDO PARA EMISSORAS DE RÁDIO: Nesta edição, você pode utilizar três áudios sobre o tema:

  1. O que é
  2. Micose no corpo
  3. Micose nas unhas

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.

Fonte: Brasil 61

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

junho 2022
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado