Saúde

Hospital de BH inicia uso de checklist para extubação de pacientes da UTI

O Hospital Júlia Kubitschek (HJK), em Belo Horizonte, agora conta com um novo protocolo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para evitar falhas na extubação de pacientes. Segundo informou a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), responsável pela administração da unidade de saúde, o Procedimento Operacional Padrão (PO) do local foi transformado em um checklist impresso, com a assinatura do médico, fisioterapeuta e enfermeiro da equipe responsável.

A implantação visa dar mais segurança aos pacientes e profissionais durante a realização do procedimento e foi feita após uma pesquisa realizada pela equipe multidisciplinar do Complexo de Especialidades da Fhemig em outras unidades hospitalares, onde o protocolo já é utilizado com resultados positivos.

“Após este estudo, adaptamos alguns modelos para a realidade do nosso hospital”, disse a coordenadora da equipe e fisioterapeuta, Erika Inácio. A profissional informou, ainda, que o checklist é considerado um documento, que é anexado ao prontuário do paciente.

“Futuramente, ele nos permitirá quantificar as falhas de extubação e identificar seus motivos, transformando-se em um indicador. Além disso, ele auxilia os profissionais em todas as tomadas de decisões durante o procedimento”, avaliou.

Critérios

Durante o checklist, são verificados inicialmente os principais critérios necessários para que o paciente possa ser extubado com segurança. O primeiro deles é se a causa primária da intubação foi resolvida.

Posteriormente, é verificado se ele também consegue realizar todo o ciclo respiratório sozinho. “Se a sua frequência respiratória é espontânea, e ele puxa a quantidade de ar que ele quer – o que chamamos de pressão de suporte -, já podemos considerar a extubação”, completou a profissional.

Além dos critérios primordiais, também são avaliados fatores como a hemoglobina do paciente, excesso de secreção e febre. “Se após a realização tudo estiver dentro do esperado, fazemos o ‘Teste de Respiração Espontânea (TRE)’, que será mais uma garantia de que o procedimento poderá ser conduzido com segurança”, finalizou.

 

Fonte: Hoje em Dia

Eldorado1300

AGENDA

agosto 2022
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Redação Redação

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado