Cidade Saúde Super Destaques

Hospital Municipal evolui em procedimentos neurológicos e faz cirurgia inédita de aneurisma cerebral

Os investimentos da Prefeitura de Sete Lagoas em estrutura e qualificação de equipes está permitindo que o Hospital Municipal se transforme em referência nos procedimentos neurológicos de alta complexidade. A oferta de cirurgias inéditas foi iniciada no início deste ano e, nesta segunda-feira, 20 de dezembro, uma intervenção relacionada ao aneurisma cerebral representou um novo marco na saúde pública do interior do estado.

A cirurgia com clipagem de aneurisma cerebral é um procedimento tão revolucionário que, durante grande parte da intervenção, o paciente permanece acordado. “Hoje é um dia histórico para Sete Lagoas e Minas Gerais. Este procedimento inovador vai salvar muitas vidas. Agradeço aos cirurgiões que trabalharam por esta evolução em nossa saúde pública”, comentou o prefeito Duílio de Castro.

Essa evolução destacada pelo prefeito Duílio de Castro só foi possível devido a investimentos que permitiram a criação de novos leitos de alta complexidade. “Este é o prosseguimento de nossa proposta de promover o crescimento de serviços de neurocirurgia. Fizemos dois procedimentos idênticos em Belo Horizonte e agora inauguramos esta fase no interior de Minas. A parceria do hospital foi fundamental com a abertura de uma UTI de cuidados específicos neurológicos”, explica o neurocirurgião Dr. Felipe Mendes.

Do ponto de vista clínico, este novo procedimento garante maior segurança para equipes médicas e pacientes. De maneira antecipada é possível, por exemplo, identificar se a operação está sendo bem-sucedida. “A cirurgia com o paciente acordado consegue definir precocemente se existe ou não algum risco de dano neurológico. Antigamente quando se operava com cirurgia geral a gente só descobria se o paciente ficou bem após ele acordar. Hoje a previsão ocorre no intra-operatório. Esse procedimento é bem sedimentado em casos de tumor cerebral e agora trazemos para o aneurisma”, esclarece o neurocirurgião Dr. Bernardo Aramuni.

Quem está à frente do Hospital Municipal, unidade referência para dezenas de municípios, comemora mais esse ganho que posiciona Sete Lagoas em outro patamar em atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Fomos agraciados com esta inovação tecnológica que permitiu uma cirurgia realizada pela primeira vez na história de todas as microrregiões do interior de Minas. Agradeço nosso secretário de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, e o prefeito Duílio de Castro que nunca mediram esforços para melhorar a estrutura do nosso hospital. Aqui a sua saúde está garantida”, comentou Dr. Thiago Melo, diretor do Hospital Municipal.

A cirurgia realizada nesta segunda-feira, 20, foi um sucesso. A paciente Anísia Ornelas Fernandes, de 69 anos, passa muito bem. De agora em diante, pessoas que são acometidas por aneurisma cerebral, uma ocorrência comum no meio médico, contam com uma nova realidade na busca da cura em Sete Lagoas.

 

Renato Alexandre

Prefeitura de Sete Lagoas – Ascom

Eldorado1300

AGENDA

junho 2022
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Redação Redação

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado