Destaques Pets

Fogos de artifício: 5 dicas importantes para proteger os pets

Reprodução Tribuna de Jundiaí
Além de afetar a saúde auditiva dos bichinhos, a queima de fogos nas festas de fim de ano pode assustá-los e causar acidentes; médica veterinária do Centro Veterinário Seres elenca principais alertas para tranquilizá-los no momento da virada
Tradicionais nas festas de fim de ano, as queimas de fogos e rojão podem até ser um show à parte para humanos, mas para os pets, o estouro é quase que ensurdecedor. O som desses artefatos têm um nível que já é excessivo para nós, mas para os animais é ainda pior, e podem causar mudanças no comportamento, como agressividade, agitação, salivação em excesso, postura encolhida, tremores, hiperatividade e até a fuga.

A médica veterinária Karina Mussolino, gerente do Centro Veterinário Seres, rede de saúde do Grupo Petz, explica que o estampido dos fogos pode lesionar o tímpano e levar a quadros mais sérios, como a perda total de audição. “Há outros riscos importantes, que precisam ser considerados, como a tentativa de fuga, atropelamento ou mesmo se machucar em portões e janelas”, comenta.

Para ajudar os tutores a aproveitar o momento ao lado dos melhores amigos, e em segurança, durante as festas, a profissional elenca cinco cuidados básicos e fundamentais para tranquilizar os pets.
Sozinhos não: estar perto dos bichinhos neste momento faz com que eles se sintam protegidos. Caso seja necessário deixá-los, a dica é espalhar pela casa alguma peça de roupa, toalha ou cobertor com o cheiro do tutor.

Ambiente seguro: ao sair, feche portas e janelas. Os felinos gostam de se esconder, para isso, o ideal é restringir o espaço colocando caixas que possam servir de abrigo a eles, principalmente em pontos altos da casa.

Ligue o som: tente ir acostumando os bichos aos barulhos dentro de casa. Vale ligar TV e música com volume alto; fazer sons que simulem estouro com frequência e, enquanto faz isso, procure interagir e desviar o foco dos pets.

Sem punições: esse é um momento de muito estresse para cães e gatos, portanto, nada de demonstrar indiferença ao comportamento deles. Ao invés disso, ofereça recompensas, carinho e fique sempre por perto.

Nada de medicamentos: evite medicar os pets sem orientação de um veterinário na tentativa de acalmá-los. Para gatos, os tutores podem espalhar feromônios pela casa; para cães, deixe ao alcance brinquedos interativos para mantê-los entretidos.

Sobre a Petz
A Petz é o maior e mais completo ecossistema do segmento pet brasileiro. Sua plataforma alia a experiência de compra e atendimento diferenciado na maior rede de lojas físicas do país à conveniência e agilidade de seus canais digitais. Integram ainda o ecossistema Petz os segmentos de produtos de marca própria e de serviços, no qual se destacam as principais redes do Brasil de centros de estética para pets e de clínicas e hospitais veterinários – estes sob a marca Centro Veterinário Seres. A Petz possui mais de 167 lojas, nas 5 regiões brasileiras, incluindo 132 clínicas, sendo 14 hospitais Seres, que unem conhecimento científico a equipamentos de última geração.

Ao realizar sua oferta inicial de ações (IPO), em setembro de 2020, a Petz tornou-se a única empresa do setor no Brasil com capital aberto e iniciou uma nova fase de crescimento, com aquisições de companhias que ampliem os produtos e serviços oferecidos a seus clientes. Em junho 2021, a Petz adquiriu o Cansei de Ser Gato (CDSG), uma das maiores plataformas digitais de conteúdo e produtos exclusivos para gatos. Na sequência, em um movimento único de transformação e consolidação no segmento, comprou a Zee.Dog – marca global que conecta cães aos humanos e se tornou a plataforma pet mais disruptiva do mundo, comercializando seus produtos e acessórios exclusivos e inovadores em mais de 45 países. A transação inclui ainda a Zee.now, serviço de entrega superexpressa de produtos pet. A mais recente aquisição feita pela Petz foi a Cão Cidadão. Criada por Alexandre Rossi, o “Dr. Pet”, apresentador de TV e maior personalidade do mundo pet brasileiro, a Cão Cidadão já ajudou mais de 100 mil famílias a melhorarem a interação com seus pets.

A Petz é ainda responsável pelo Adote Petz, um expressivo programa de adoção de cães e gatos, com mais de 56 mil adoções promovidas.
Target SP
Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

junho 2022
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado