DicasWeb

Minas Gerais conclui primeira etapa do Digitaliza Brasil

Ao todo, 470 cidades já aderiram ao programa de expansão do sinal digital

Prefeituras de todos os 470 municípios mineiros elegíveis a participar do Digitaliza Brasil, segundo as normas do Ministério das Comunicações, já aderiram ao programa. A iniciativa vai democratizar o acesso e levar sinal digital de televisão a cidades que contavam apenas com transmissão analógica.

A participação do estado no programa federal foi uma conquista do Governo de Minas Gerais, por meio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Secult). O protocolo que formalizou a parceria entre a EMC e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável pela execução, foi assinado em 19/10.

Minas está na lista dos estados que vão ser contemplados na primeira fase do Digitaliza Brasil, abrangendo 28,7% do total de municípios que serão atendidos no país. Com isso, a execução do programa no estado vai mobilizar recursos de cerca de R$ 200 milhões.

Democratização do acesso

A adesão ao projeto vai permitir a difusão, de qualidade, da TV aberta. Dessa forma, o sinal da Rede Minas será ampliado, possibilitando aos mineiros acompanhar sua programação educativa, cultural, de informação e entretenimento. Atualmente, a emissora pública mineira também atende aos estudantes da rede estadual de ensino com teleaulas.

Próximos passos

O Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) vai homologar a adesão das prefeituras em breve. As obras para instalação dos transmissores começam em 2022. Ainda no próximo ano, os equipamentos estarão prontos para levar o sinal digital de TV para os municípios contemplados no programa.

A iniciativa ainda vai oferecer conversores de televisão com interatividade e desempenho otimizado para as famílias integrantes do Cadastro Único (CadÚnico), inclusive as beneficiárias do programa Bolsa Família, que atendem aos critérios estabelecidos no Decreto nº 6.135, de 2007.

Consulte a relação das cidades contempladas no Digitaliza Brasil no site da Rede Minas.

 

Com Agência Minas

Redação Redação

Redação Redação

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

julho 2022
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Redação Redação

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado