Cidade Super Destaques

Mais um mutirão de capina e limpeza beneficia os bairros Orozimbo Macedo e Nova Cidade

Depois dos bairros, São Francisco, Nossa Senhora do Carmo II, Planalto, Alvorada, Itapuã I e II e Manoa receberem o Mutirão de limpeza e capina realizada pela Prefeitura de Sete Lagoas, agora chegou a vez dos bairros Orozimbo Macedo e Nova Cidade. Teve início nesta quinta-feira, 26 de agosto, a ação conjunta, envolvendo Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Codesel, Combate à Dengue, Controle do Pernilongo e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Moradores e comerciantes dos bairros Orozimbo Macedo e Nova Cidade devem ficar atentos para o mutirão de limpeza e capina, que continua também nesta sexta-feira, 27, inclusive com a disponibilidade do Castra Móvel na região de 5 a 27 de outubro. De acordo com a coordenadora do CCZ, Patrícia Silveira, este foi o sexto mutirão realizado este ano. “Ao longo da semana as equipes vão de casa em casa. Somente na região do bairro Orozimbo Macedo foram 626 residências visitadas e em 80 delas foram identificados problemas como água parada, entulhos, necessidade de podas de árvores, acúmulo de lixo, entre outros, que servem de possíveis focos dos mosquitos da leishmaniose e da dengue”, salienta a coordenadora, lembrando que em 319 delas havia animais domésticos, exigindo ainda mais cuidados de seus proprietários quanto à limpeza dos espaços.

Nivaldo Santos, coordenador do programa municipal de controle do pernilongo, acompanha o trabalho de poda de árvores nas residências. “Damos prioridade a moradores mais idosos ou doentes que não têm condições de limpar seus lotes. Podando as árvores e limpando, reduzimos a incidência de sombra e umidade no solo, reduzindo a proliferação dos mosquitos da dengue e leishmaniose e do caramujo africano. A população fica bem satisfeita”, esclarece.

O morador da rua Professora Ivanilde Ribeiro, Márcio Luciano, corrobora. Apenas em sua residência foram recolhidos entulhos e podas de árvores que encheram seis caminhonetes. “Esse trabalho é muito importante. Tinha entulho demais da conta aqui. Era ruim até para a minha mãe andar no quintal de tanto entulho. Agora ela vai poder andar sossegada no quintal dela. Infelizmente tive um acidente de carro e fraturei a coluna e o joelho, então não poderia fazer a limpeza. Mas agora vou tentar manter limpo”, agradeceu o morador.

Segundo o presidente da Codesel, Fabrício Nascimento, é importante que a população tenha ciência dos benefícios para a cidade como um todo. “Fazemos a limpeza, capina, roçagem e também dentro de algumas residências identificadas com acúmulo de inservíveis. Até dezembro continuaremos desenvolvendo essa atividade”, ressalta. “Pedimos a colaboração dos moradores evitando recipientes que possam acumular água e materiais orgânicos nos quintais, ainda mais que o período de chuvas está chegando, não só para evitarmos a dengue, mas também a zika, chikungunya e leishmaniose”, avisa o gerente do Controle da Dengue no município, Adriano Marcos.

O mutirão se concentra em retirada de galhos, materiais orgânicos em geral, garrafas, pneus, entre outros materiais inservíveis em praças, lotes e calçadas. É sempre importante que a população dos bairros que recebem o mutirão antecipe a ação, podando galhos de plantas e árvores de seus lotes, retirando entulhos, recolhendo o lixo e colocando em sacos plásticos no passeio em frente ao imóvel, facilitando assim o trabalho das equipes.

Renato Alexandre

Prefeitura de Sete Lagoas – Ascom

Eldorado1300

AGENDA

junho 2022
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Redação Redação

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado