Destaques

Alerta para evitar cair em esquema: instituição financeira jamais pede devolução do cartão

Febraban diz que cada banco tem sua política para ressarcir clientes enganados, baseada em análises individuais, evidências apresentadas e informações sobre as transações realizadas

Desconfiar do contato telefônico, não passar nenhum dado pessoal e imediatamente entrar em contato com as centrais de atendimento do banco ou instituição financeira para tirar as dúvidas devem ser os primeiros passos a serem dados por quem é alvo dos golpistas.

Para o especialista em tecnologia de segurança de dados Tiago Silva, é preciso alertar que as instituições financeiras jamais pedem de volta um cartão cancelado. “O cartão é de uso pessoal, não há como ser reutilizado. É preciso que a vítima já busque o suporte da polícia e do Procon”, explica.

Mesmo com todos esses cuidados, a aposentada M.A.F., de 67 anos, acabou ludibriada. Após ser convencida a digitar dados ao telefone e entregar o cartão a um motoboy, teve a surpresa ao ver a fatura do mês, com compras acima de R$ 10 mil. “Eles sabiam tudo sobre mim e eram muito educados”, lamenta a aposentada.

A Febraban informou, por nota, que “o golpe do falso motoboy é um dos exemplos de uso de engenharia social”, conjunto de estratégias para manipulação psicológica das pesoas.

“Atualmente, 70% das fraudes estão vinculadas a esse tipo de abordagem. Por isso, é fundamental que as pessoas redobrem a atenção ao compartilhar seus dados pessoais e financeiros”, sustenta a entidade.

 

Fonte: Hoje em Dia

Eldorado1300

AGENDA

julho 2022
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Redação Redação

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado