Esporte

Trinta e dois anos após título com o Bragantino, Luxa volta à Série B ciente das dificuldades

Luxemburgo inicia sua terceira passagem pela Raposa neste sábado, diante do Brusque

Um dos momentos mais marcantes dos primeiros anos da carreira de Vanderlei Luxemburgo como treinador ocorreu em 1989, quando conquistou o título do Campeonato Brasileiro da Série B à frente do Bragantino.

A passagem pelo time de Bragança Paulista elevou o patamar de Vanderlei no cenário do futebol brasileiro. Além da Segunda Divisão do Nacional, o técnico levantou a taça do Campeonato Paulista no ano seguinte, consolidando a base da equipe que seria vice-campeã do Brasileirão em 1991, já sob o comando de Carlos Alberto Parreira.
Mais de três décadas depois, Luxemburgo vai disputar pela segunda vez a Série B, agora à frente do Cruzeiro, que vive péssimo momento na disputa, em 18° lugar, com 13 pontos obtidos em 15 rodadas.

Apesar de não viver a realidade da Segundona há muitos anos, o treinador se mostra ciente das diferenças dela para a elite do futebol brasileiro.

“Eu sei como funciona uma Segunda Divisão, eu sei da dificuldade que é, talvez seja maior do que da Primeira Divisão. Na Segunda, a disputa não é como na Primeira; a disputa é muito mais física do que técnica. A qualidade está praticamente na Primeira Divisão. Na Segunda, você vê mais jogo truncado, campos diferentes, estádios diferentes. Tudo isso, o jogador vai ter que identificar”, disse o técnico, em sua apresentação, nessa quarta-feira (5).

Comportamento

No mesmo tom, Luxemburgo pregou uma espécie de choque de realidade em relação ao entendimento do elenco sobre o campeonato.

“Para subir, tem que mudar também o comportamento do atleta. Não adianta (o jogador) querer jogar refinado e tecnicamente. Ele tem que tirar a bola da p… do gol de qualquer maneira, com a bunda, com qualquer lugar, de qualquer jeito. A bola não pode entrar”, afirmou.

O primeiro jogo desta terceira passagem de Vanderlei pelo time celeste será neste sábado (7), diante do Brusque, às 11h, no estádio Augusto Bauer, pela 16ª rodada da Série B. A equipe mineira está há nove partidas seguidas sem vencer.

Eldorado1300

AGENDA

agosto 2022
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Redação Redação

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado