Cidade Super Destaques

Prefeitura inicia castração em cães e gatos nos bairros Alvorada e Planalto por meio do CCZ

A Prefeitura de Sete Lagoas – por meio do Centro de Controle das Zoonoses (CCZ) – deu início, na manhã desta terça-feira, 3 de agosto, ao cronograma de castração de cães e gatos pelo projeto Castramóvel na região dos bairros Alvorada e Planalto. O projeto já passou pelos bairros Itapuã I e II com grande retorno para o cidadão.

Os procedimentos serão realizados de maneira gratuita na Escola Municipal Professor Vasco Damião (av. Governador Bias Fortes, 375, Alvorada) às terças e quartas-feiras, de 8h às 16h, até o dia 1º de setembro. Os tutores dos animais devem comparecer ao local portando um documento de identidade e comprovante de endereço para a retirada de uma senha. Após a verificação da documentação, é ministrada uma palestra explicativa sobre o processo, bem como os cuidados pós cirúrgicos e medicamentos recomendados.

Segundo a veterinária Patrícia Silveira, coordenadora do CCZ, a técnica utilizada para a castração é chamada “Minimamente Invasiva”, com um corte pequeno, de aproximadamente três centímetros. Também é garantida a medicação anestésica, analgésica e com anti-inflamatórios. “Castrar é um ato de amor. Já sabemos que um animal castrado vive mais tempo, pois previne inúmeras doenças. Não tem sofrimento e é um procedimento muito tranquilo”, explica.

Antes de serem submetidos à cirurgia, os animais são triados e uma rápida avaliação clínica é realizada, incluindo o teste de leishmaniose. Em seguida, são sedados e então ocorre a castração, que tem a duração de aproximadamente 15 minutos. Após a cirurgia, o animal fêmea deve sair do local com uma roupa vestida sobre o curativo para preservar os pontos. Caso o tutor não tenha, pode levar uma blusa comum que a equipe do CCZ confecciona na hora a roupa para o animal. Já o macho deve sair com o colar Elizabetano, que o tutor deve levar de casa. De acordo com a veterinária Adriana Melgaço, do CCZ, tão logo o animal acorda da anestesia, em média de 15 a 20 minutos após o procedimento, ele já retorna para o tutor. “A gente pede que sejam levados no colo diante de indicação de repouso absoluto por 24 horas. Porém, alguns animas já saem andando daqui”, esclarece Adriana.

A retirada dos dois pontos cirúrgicos que garantem a cicatrização do corte é feita após 15 dias, no próprio Castramóvel. A estimativa é que sejam realizadas 200 castrações de animais por bairro com a distribuição de 25 senhas por dia. Segundo o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde, a próxima etapa será entre os dias 8 e 29 de setembro na região dos bairros São Francisco e Carmo II. Outras quatro regiões serão contempladas entre outubro de 2021 e janeiro de 2022. Os locais exatos onde o Castramóvel estará serão divulgados em breve nas redes sociais oficiais da Prefeitura.

Renato Alexandre

Prefeitura de Sete Lagoas – Ascom

Eldorado1300

AGENDA

julho 2022
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Redação Redação

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado