Foi publicada dia 09 de junho a Portaria número 659, que desabilita o Hospital Nossa Senha das Graças – Sete Lagoas (MG) na modalidade de radioterapia e habilita o Hospital Imaculada Conceição de Curvelo – Curvelo (MG).
Desde sua habilitação em 2012, Sete Lagoas garantiu habilitação nas modalidades de quimioterapia e radioterapia. Entretanto até o momento o serviço ambulatorial de quimioterapia e de cirurgia funcionam no hospital. A oncologia de Sete Lagoas, atende 550 pacientes em quiomioterapia de Sete Lagoas e da região.
Com a Portaria, os pacientes que necessitarem de radioterapia viajarão 95,2 KM para Curvelo ao invés de 74,6 KM para Belo Horizonte. A radioterapia sempre foi o maior objetivo dos pacientes de Sete Lagoas e região. Segundo informações, o projeto da radioterapia está em status de finalização de projetos complementares, pois foi projetado para ser na obra inacabada ao lado da instituição.
Através das redes sociais, o deputado estadual Douglas Melo (PMDB), afirmou que tão logo tomou conhecimento da Portaria, vem mantendo contatos junto aos deputados federais e senadores por Minas, além de mover gestões junto à Secretaria de Estado da Saúde. “A Secretaria nos informou, que houve um erro material e que já está solicitando ao Ministério da Saúde a correção que é o descredenciamento da radioterapia que já não é prestado atualmente, mas mantendo o atendimento de oncologia com a quimioterapia. Estamos aguardando a publicação da retificação. Estamos aguardando o posicionamento também do secretário de estado da saúde, disse o deputado.
Através de nota oficial, o hospital Nossa Senhora das Graças manifestou sobre o assunto:
Na noite desta quarta-feira, 16, o deputado estadual Douglas Melo, divulgou novas informações através de vídeo, explicando que recebeu através de e-mail do Ministério da Saúde, a confirmação da retificação sobre a situação da Oncologia, em Sete Lagoas. O parlamentar disse que, o governo confirma que o hospital foi desabilitado, para a prestação do serviço de radioterapia.
COMENTAR