Cidade Saúde Super Destaques

Ocupação de UTI e internações registram quedas; confira no boletim desta terça (11)

Sete Lagoas retoma aplicação de 2ª dose da Coronavac

De acordo com o boletim epidemiológico desta terça-feira, 11, houve um aumento de 0,5% nas notificações de casos suspeitos nas últimas 24 horas. A Secretaria Municipal de Saúde monitora 853 pessoas e já encerrou esse acompanhamento para 4.491 pacientes. Os testes com resultado negativo já somam 34.636 desde o início da pandemia.

Quatro óbitos em decorrência de complicações da Covid foram confirmados: no dia 9, um homem de 76 anos, e no dia 10, uma mulher de 66 anos, ambos no Hospital Municipal. E hoje, duas mulheres, uma de 81 anos no Hospital Nossa Senhora das Graças e outra de 51 anos, na UPA. Sete Lagoas chega hoje a 17.960 casos positivos, com a confirmação de 90 testes positivos: 42 mulheres e 48 homens. Entre os positivos, estão 450 óbitos, 76 pacientes da cidade hospitalizados, 236 pessoas em isolamento domiciliar e 17.198 já curados.

Hospitalizados
As internações por problemas respiratórios apresentam hoje ligeira queda. São 115 pacientes internados, sendo 52 em UTI e 63 em enfermaria. Entre os internados em UTI, são 39 de Sete Lagoas, quatro de Inhaúma, três de Prudente de Morais, três de Caetanópolis, e os demais de Fortuna de Minas, Paraopeba e Cachoeira da Prata. Entre os internados, 88 testaram positivo para Covid, nove tiveram resultado negativo e 18 aguardam resultados de exames.

No Hospital Municipal estão 54 internados, sendo 30 em UTI. No Hospital Nossa Senhora das Graças são 12 internações, sendo três em UTI, todos em leitos do SUS. No Hospital da Unimed são 23 pacientes internados, sendo dez em UTI. E na UPA são 26 internados, nove deles em UTI. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid, somando-se as unidades do SUS e da rede particular, também teve queda, chegando a 94,5%. Considerando apenas os leitos de UTI do SUS, esse índice está em 97,6%.

Vacinação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu Nota Técnica na noite desta segunda-feira, 10, recomendando a suspensão imediata do uso da vacina AstraZeneca/Fiocruz na imunização contra a Covid-19 em gestantes. Segundo a Agência, a orientação é que a indicação da bula da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). O uso da vacina em situações não previstas na bula só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica.

Foi iniciado nesta terça-feira, 11, o calendário vacinal do público com comorbidades. Nesta classificação também estariam as grávidas com algum tipo de doença classificada na lista de prioridades. Porém, diante da orientação da Anvisa, fica suspensa a vacinação desse público até nova decisão. No entanto, a Prefeitura mantém o cronograma de vacinação de pessoas com Síndrome de Down e com doença renal crônica que estejam fazendo diálise (a partir de 18 anos de idade); puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades a partir de 18 anos e portadores de comorbidadades com idade entre 55 e 59 anos. Também recebem a vacina nesta terça-feira os idosos a partir de 60 anos que ainda não foram vacinados.

Será retomada nesta quarta-feira, 12, o cronograma de vacinação da 2ª dose contra a Covid-19 da Coronavac, do Instituto Butantan. O público alvo são as pessoas que receberam a 1ª dose até o dia 31 de março. Esse público começou a receber a 2ª dose no dia 27 de abril, mas o cronograma foi suspenso devido à falta de doses que são enviadas pelo Governo Federal e distribuídas pelo Governo de Minas.

O desabastecimento temporário foi motivado pela nova orientação do Plano Nacional de Imunização, que recomendou a utilização de todas as remessas da Coronavac na aplicação da 1ª dose. Porém, a baixa produção do Butantan prejudicou a formação dos estaques destinados à 2ª dose em todos municípios brasileiros. Com a chegada de uma nova remessa da Coronavac, a Prefeitura vai priorizar a conclusão do ciclo já iniciado que contempla idosos acima de 68 anos de idade. Locais: pessoas a pé devem ir à quadra do Colégio Regina Pacis (Praça Tiradentes, Centro). Já o sistema drive-thru será disponibilizado no estacionamento do Unifemm (rua Pedra Grande) e Faculdade Ciências da Vida (av. Prefeito Alberto Moura, 12.632, Bairro das Indústrias, de 09h às 17h. Os documentos necessários são comprovante da 1ª dose (Coronavac/Butantan) e cartão SUS ou CPF. Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção devem solicitar a vacina em domicílio ligando para o ESF mais próximo. Continue seguindo as recomendações de uso de máscara, higiene frequente das mãos e distanciamento social. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 190 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus

Renato Alexandre

Prefeitura de Sete Lagoas – Ascom

Eldorado1300

AGENDA

junho 2022
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Redação Redação

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado