Na sexta-feira, 16, representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), juntamente com o deputado estadual Douglas Melo (MDB), prefeito Juninho de Inhaúma (Presidente da Cismisel), Prefeito Edson Vargas de Funilândia (Presidente da Amav), Dr. Flávio Pimenta (Secretário Municipal de Saúde) e demais autoridades da região, estiveram em Sete Lagoas, para reunião de alinhamento sobre o Hospital Regional de Sete Lagoas, cujas obras estão paralisadas desde 2015.
Em sua fala, Douglas Melo agradeceu à Secretaria de Estado de Saúde e ao Governo do Estado pelo constante diálogo em relação ao Hospital Regional e por atender as demandas emergenciais da região de Sete Lagoas em relação ao enfrentamento a COVID-19. O deputado ressaltou que a celeridade na conclusão das obras é primordial: “A população estava descrente com a conclusão do Regional, mas voltou a ter esperança com a compensação da Vale devido à tragédia de Brumadinho”. Douglas disse ainda que a Assembleia de Minas deverá votar o quanto antes o PL 2.508/2021, de autoria do Governador Romeu Zema, que autoriza a abertura de crédito suplementar decorrente de termo judicial para reparação da Vale com os mineiros pelo desastre humano e ambiental de janeiro de 2019.
Segundo o Sr. João Márcio Silva de Pinho, chefe de gabinete da Secretária de Estado de Saúde, o acordo judicial prevê que os próximos passos para a construção do Hospital serão o processo de detalhamento, planejamento, viabilidade técnica, devolução dos convênios para o Governo do Estado e estadualização do imóvel para abertura de novo edital de licitação e futura ordem de início de retomada das obras e operação do Hospital. Pelo cronograma apresentado pelo chefe de gabinete a ordem de início da retomada das obras deve ocorrer em fevereiro de 2022.
A articulação para que o Hospital Regional de Sete Lagoas fosse incluindo na ação compensatória da Vale foi feita diretamente com o Governo do Estado e o então Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Alexandre Levy Reis, pelo deputado Douglas Melo, a primeira reunião para articulação ocorreu em setembro de 2019, onde foi protocolizado um documento contendo a solicitação, que futuramente foi autorizada, pelo Governador Romeu Zema.
Douglas enfatizou a importância de ouvir os representes dos municípios, que compõem a macrorregião de Sete Lagoas para integração e direcionamento das necessidades de saúde de cada cidade, pois é através da pactuação dos municípios que teremos gestão qualificada da saúde, quando as obras forem entregues para a população. Entrou no debate, que o hospital regional finalizado poderá fazer parcerias com a rede acadêmica de Sete Lagoas, fornecendo o suporte de hospital escola para as instituições locais. Outro ponto apresentado pelo parlamentar é que futuramente o hospital seja uma entidade filantrópica assegurando o direito à saúde e assistência social de toda região, além de usufruir da imunidade tributária, prevista na Constituição Federal.
Após a reunião, os membros da Secretaria de Estado de Saúde e os representantes presentes visitaram as obras do Hospital Regional Doutor Márcio Paulino e reassumiram o compromisso, que não irão medir esforços para a conclusão do sonho de toda uma região.
Com Acom/Deputado Douglas Melo
O deputado Douglas Melo sempre foi contra as obras do hospital regional agora fica fazendo lobi político mostrando interesse na conclusão do projeto tenha paciência viu Sete Lagoas sempre fica travada no seu desenvolvimento por causa de política de quinta categoria!!!!