Mensagem falsa apresenta intervalos de idade e dias de início da imunização contra o coronavírus.
Circula nas redes sociais um cronograma com uma previsão de vacinação contra a Covid-19 para diversas faixas etárias. A mensagem mostra datas de imunização, de março até agosto, para a população entre 18 e 71 anos, dividida em diversos grupos. Há compartilhamentos que atribuem a informação ao Ministério da Saúde e outros ao governo do estado de São Paulo. A mensagem, porém, é #FAKE.
Não há, até o momento, dia certo de início da vacinação para todas as idades apresentadas na mensagem encaminhada em aplicativos de conversa.
Procurado, o Ministério da Saúde informa que o cronograma é falso. A pasta explica que não estabelece cronograma prévio com as datas em que cada estado ou município devem fazer a vacinação. E ainda esclarece que “após a distribuição de doses feita pelo governo federal, estados e municípios têm autonomia para seguir a vacinação de acordo com a realidade local e, conforme o andamento da campanha, podem prosseguir ampliando a imunização dos grupos prioritários, sequencialmente, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19”.
Brasil
A pandemia da Covid-19 no Brasil tem quebrado recordes de casos e mortes quase todos os dias. O Ministério da Saúde orientou que, a partir desta segunda-feira (22), os estados e municípios não devem mais reservar uma quantidade de vacina para a segunda dose – devem utilizar o estoque na primeira dose. A pasta também reduziu em quase 10 milhões a previsão de vacinas que serão entregues em abril, de acordo com novo cronograma disponível na plataforma “Localiza SUS”
COMENTAR